sábado, 17 de fevereiro de 2024

Passos de OZ

Aos 14 anos, desembarquei na Rodoviária do Tietê. Depois de 15 dias em São Paulo, viemos para Osasco. Já se passaram 35 anos desde que nossa família foi abrigada na casa de um tio, na viela entre a Rua João Hoffman e Luís de Souza, travessas da Avenida Analice Sakatauskas. A cidade nos acolheu, uma família de migrantes nordestinos como tantas outras que aqui se fixaram. No Bela Vista nossa família fincou raízes.

Osasco é também chão de tantos outros imigrantes como os italianos que fundaram a vila de outrora, os armênios, portugueses, japoneses, lituanos e outros que seguem nessa teia do tempo que mescla passado, presente e futuro. Aqui plantamos as sementes que seguem gerando frutos nas conexões da minha trajetória. Sempre digo que sou do Sertão e de Osasco, nesse entrelaçar de memórias afetivas dos laços que aqui nasceram e seguem florescendo.

Quando me indagavam onde eu morava e eu respondia Osasco, lembro das muitas vezes que ouvi: “Nossa! Osasco é feia e perigosa”, “Não tem nada em Osasco”, “Que lugar ruim de morar”, além de outras colocações que não merecem ser citadas. Eu me limitava a responder que gostava da cidade. A facilidade de acesso para São Paulo foi e segue sendo uma vantagem. Eu descia do trem, vindo da capital onde trabalhava, cruzava o calçadão da Antonio Agú ou subia a Primitiva Vianco, muitas vezes parava para rezar na igreja Matriz e seguia caminhando pela Avenida Santo Antônio ou outras ruas para chegar no Bela Vista. Sempre mudava o percurso para ir apreciando as ruas ...sigo nesse roteiro de afeto por OZ.

Tenho orgulho de pertencer a Osasco. Ao longo dessas décadas observei a cidade crescer. A localidade dormitório e industrial foi passando por gerações e mudanças. Hoje é um polo comercial que oferece variados produtos e serviços, conta com grandes empresas da área de tecnologia e outros segmentos que impulsionam uma das economias de destaque do estado e do país. Osasco se consolidou como um município com potencial turbo.

Recebo clientes que visitaram OZ há muito tempo e ao retornar à cidade se surpreendem com o desenvolvimento que aqui encontram. Claro que, assim como outras cidades da região metropolitana, temos muitos desafios pela frente em áreas como segurança, meio ambiente, educação, saúde e diferentes contextos. Há espaço para avançar e oferecer cada vez mais oportunidades para melhoria contínua da qualidade de vida. Prestes a comemorar seus 62 anos de emancipação, Osasco tem muita história para ser conhecida e valorizada, muitas conquistas para celebrar e um horizonte para evoluir.

Aqui eu cresci, tenho amigos memoráveis, casei e tive minhas três gestações. Durante uma delas, nasceu também a empresa que segue trilhando o caminho empreendedor. No 1004 da Analice Sakatauskas, a avenida do meu pré-natal, está localizada a empresa que constituímos, no bairro que tem Bela Vista como nome, na cidade que segue acolhendo meus passos e sonhos.


Te amo, Osasco. Ivone Maria, uma personagem de OZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário